Tuesday, December 9, 2008

Janelas quebradas aumentam mesmo criminalidade


Alguns estudos, e nomeadamente o livro de Malcolm Gladwell, Tipping Point, sobre os momentos de viragem, explicam que um ambiente de "janelas quebradas", ruas sujas, graffitis, pode incitar à violência. Pois bem, uma experiência comprovou este efeito.
O fenómeno de janelas quebradas diz simplesmente que vidros partidos num edifício levam rapidamente a quebrar mais janelas, mais vandalismo e mesmo arrombamentos. Ou seja, a tendência de comportamento das pessoas num certo sentido pode ser reforçada ou enfraquecida consoante a sua observação daquilo que os outros fazem.

Um lugar cheio de graffitis e lixo torna as pessoas desconfortáveis. 

E com razão, segundo pesquisadores holandeses. Kees Keizer e os colegas na Universidade de Groningen criaram este tipo de ambiente e uma série de experiências para descobrir se os sinais de vandalismo, lixo e sinais de pequenos delitos podiam mudar o comportamento das pessoas. a resposta é afirmativa, e em muito: duplica o número de pessoas preparadas para deitar lixo e roubar. As pessoas não copiam exactamente o mau comportamento, mas podem violar outras normas de comportamento. 

Veja aqui um artigo do Economist que fala sobre o assunto.

No comments: